A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) recebeu a visita dos diretores do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Lydia Cescatto Bomtempo, de Assaí (CEEP Assaí), na região Norte do Paraná. A reunião foi voltada para discussão de futuras parcerias e no fomento aos cursos e projetos de inovação e tecnologia aplicados pelos alunos da escola técnica.
Uma das premissas da SEI é a interiorização da inovação pelos municípios, promovendo a inclusão digital e o reconhecimento de iniciativas que têm transformado o Paraná no estado mais inovador do Brasil.
O grupo foi recepcionado pelo chefe de gabinete, Fabrizio Busato, e pelo corpo técnico da SEI. O secretário Marcelo Rangel cumpre agenda em Portugal ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, fechando parcerias para a internacionalização das empresas de tecnologia paranaense.
“A CEEP Assaí está desenvolvendo um trabalho impressionante com os alunos para o desenvolvimento de novas tecnologias. A SEI entra com o papel de fomentar e criar um ambiente colaborativo, em que todos trabalham juntos e compartilham resultados em comum”, afirma Busato.
CEEP Assaí – Atualmente, o colégio possui cerca de 800 alunos, atendendo nove municípios da região Norte. Entre os principais projetos estão o desenvolvimento de startups, sistemas e aplicativos voltados para os setores do agronegócio, engenharia elétrica, mecânica e automação. Um exemplo foi o desenvolvimento, realizado por estudantes, de um projeto de irrigação para fazendas verticais, através de um dispositivo que monitora a umidade da terra por sensor arduino.
O CEEP Assaí tem em seu histórico parcerias com empresas multinacionais, sendo exemplo nacional no modelo de escola de formação técnica. Uma delas foi realizada entre o Governo do Estado, Sebrae Paraná, a prefeitura de Assaí e a empresa indiana Tata Consultancy Services, com 45 alunos formados ingressando diretamente no setor de tecnologia da informação (TI) da multinacional.
O centro educacional também disputa anualmente prêmios. Neste ano, o CEEP Assaí foi vice-campeão do Hackathon Smart Agro, na Exposição Londrina 2023, e finalista do Prêmio Educador Transformador, promovido pela Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae.
“Conquistamos o primeiro lugar na região Sul do Brasil através do projeto Praça CEEP. É um projeto arquitetônico ainda em execução, realizado por professores e estudantes, com integração wifi, salas para administração de aulas e locais para desenvolvimento de ideias inovadoras. A praça une teoria, prática e empreendedorismo, que aproxima o estudante da realidade do mercado de trabalho de suas formações profissionais”, explica o diretor da CEEP Assaí, Aquiles Fernandes.