O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), deu início aos testes de implementação do projeto CEP Rural Digital, no município de Tijucas do Sul, no sudeste do Estado. A ação, realizada em conjunto com a Celepar, busca fortalecer as comunidades rurais, além de promover a cidadania e a inclusão por meio da tecnologia e conectividade.
A proposta do CEP Rural Digital é solucionar uma das maiores dificuldades de quem mora em propriedades rurais mais distantes: o acesso de serviços na porta de casa. O projeto usa o processo de georreferenciamento para gerar o endereçamento digital de propriedades rurais, possibilitando o acesso exato por aplicativos de navegação como Google Maps e Waze, auxiliando no acesso de serviços de saúde, segurança pública e de entregas de encomendas e produtos.
O primeiro teste do projeto foi realizado em uma propriedade rural a cerca de 10km do centro de Tijucas do Sul, com uma equipe formada por representantes da SEI, Celepar e da prefeitura do município. O cadastro da propriedade foi realizado por meio de uma plataforma desenvolvida pela Celepar, que através da unidade consumidora da conta de luz da Copel, consegue gerar um código de endereçamento exato da propriedade.
O diretor de Ecossistemas da Inovação da SEI, Giles Balbinoti, explica que o cadastro na plataforma poderá ser feito pelos donos das propriedades rurais, e vai facilitar o acesso de diversos serviços a esses locais. “A proposta desse projeto é poder dar mais visibilidade e conectividade para as áreas rurais do estado. É uma iniciativa de grande relevância porque vai permitir que as pessoas que vivem nessas propriedades rurais possam se conectar com serviços essenciais.”
Para o proprietário da chácara onde foram realizados os testes, Hans Hinklin, o projeto tem grande importância pois contribui para facilitar o dia a dia dos produtores rurais. “Esse projeto vai com certeza nos auxiliar muito, por exemplo, algum tempo atrás criamos uma associação que tem a sede aqui na chácara, e para fazer toda a legalização precisávamos ter o endereço certo da propriedade, e essa foi um dos problemas que esbarramos, então o CEP Rural Digital vem para facilitar a nossa vida.”
Segundo o vice-prefeito de Tijucas do Sul, o projeto irá trazer diversos benefícios para os agricultores rurais. “O CEP Rural Digital é com certeza um projeto maravilhoso e que vai gerar diversas vantagens não só para a gestão pública dos municípios do Paraná, mas principalmente para os agricultores que poderão ter um endereçamento correto da localização de suas propriedades.”
AÇÕES DE CONECTIVIDADE - Além do CEP Rural Digital, a SEI tem desenvolvido outras ações ligadas a conectividade, como o programa de Conectividade Rural, que busca a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões rurais do Estado e o avanço do setor agrícola por meio do fornecimento de conexão de internet via satélite.
No início de maio, a SEI realizou testes para levar conexão de internet via satélite no município de Guaraqueçaba, no Litoral do Estado. A iniciativa foi realizada em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Prefeitura de Guaraqueçaba.
Os testes foram realizados na Ilha de Medeiros, local onde a conexão de internet é quase inexistente via operadoras. O roteador instalado capta conexão via satélite, com alcance de 150 metros e capacidade de tráfego para mais de 200 pessoas, número próximo dos residentes da comunidade. O equipamento tem uma antena que possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 40 Mbps.
Os testes serão monitorados por 90 dias na região para analisar a qualidade do sinal, a velocidade da conexão e navegação dos usuários. O acesso para população da região é gratuito, sem necessidade de senha.