SEI realiza primeiro pregão eletrônico pela nova lei de licitações

Publicação
04/07/2023 - 09:28
Editoria

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) realizou o pregão eletrônico para aquisição de equipamentos para instalação de um sistema de videoconferência de alta qualidade. Essa solução permitirá a realização de reuniões por vídeo em tempo real, de forma online, garantindo a participação dos servidores da SEI em encontros com outros órgãos e entidades, aumentando a eficiência no trabalho e evitando deslocamentos para participação presencial.

Criada há seis meses, a Secretaria da Inovação realizou o seu primeiro pregão eletrônico, conforme a Nova Lei de Licitações por meio do Compras.gov.br. Essa conquista foi possível devido à obrigatoriedade de aplicação da Nova Lei de Licitações no estado a partir de 1º de abril, conforme o Decreto Estadual 10.086/2022.

O secretário da SEI, Marcelo Rangel, destacou a importância da capacitação dos servidores e ressaltou o compromisso da secretaria em promover a modernização do setor público. "A realização de pregões pela nova lei trará mais economia e qualidade aos serviços e produtos adquiridos pela administração. O sistema compras.gov.br é um bom exemplo de desburocratização nas contratações públicas", ressalta ele. 

A utilização do Compras.gov.br na aquisição dos equipamentos resultou em uma economia para o Estado. Os valores trabalhados foram reduzidos de R$ 20.687,94 para R$ 17.215,00. A contratação está em fase de habilitação da empresa vencedora. Entre as secretarias recém-criadas, a SEI foi a primeira a realizar o pregão eletrônico pelo sistema do compras.gov.br.

O Paraná se destaca como exemplo na aplicação da nova lei de licitações, sendo o primeiro estado a regulamentá-la, como explica o secretário da Administração e da Previdência, Elisandro Frigo.

“Enquanto outros estados e municípios ainda estão em processo de adequação, o Paraná já está realizando contratações públicas em toda a administração. O compromisso do estado com a agilidade e a eficiência, além das capacitações promovidas pela Escola de Gestão, pelo Departamento de Compras Públicas da SEAP e pela Procuradoria Geral do Estado, facilitam o entendimento e o cumprimento da nova legislação”, destaca Frigo.

O chefe do Núcleo Administrativo Setorial da SEI, Marcelo José Francez, afirma que com a implementação da nova legislação e a adoção do sistema Compras.gov, os processos de compra estão prestes a serem revolucionados.

“Embora sejamos os pioneiros nessa empreitada, estamos empenhados em nos adaptar e colher os benefícios dessa transformação. A nova ferramenta promete trazer agilidade e maior competitividade, ao mesmo tempo em que oferece segurança e confiança ao pregoeiro. Estamos confiantes de que essa mudança nos tornará mais eficientes e eficazes em nossas aquisições, impulsionando ainda mais o sucesso da nossa secretaria”, afirma Francez.