A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) lançou a Rede InovaPR para promover projetos de inovação entre os órgãos dos três poderes. A iniciativa é realizada em conjunto com Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPEPR), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Justiça Federal do Paraná (JFPR) e Celepar.
Visando modernizar a administração pública através da inovação, o projeto foi lançado durante evento que aconteceu na terça-feira (30), na Sala de Atos da Presidência do TJPR. O objetivo da Rede InovaPR é fomentar a inovação e aprimorar a gestão pública, gerando um impacto positivo para a sociedade.
Para isso, a rede irá promover projetos, estudos, pesquisas e colaborações para solucionar desafios comuns entre os órgãos, além de facilitar a troca de conhecimentos e práticas inovadoras na administração pública. Também irá trabalhar para capacitação e desenvolvimento profissional voltados aos servidores, por meio da promoção de eventos como encontros, seminários e simpósios, bem como ações conjuntas direcionadas à educação corporativa.
Representando o Governo do Estado, o secretário da Inovação, Alex Canziani, ressaltou a importância de iniciativas como essa incentivar a cultura da inovação em órgãos públicos. “Esse projeto é fundamental para que possamos implementar mais ações e alavancar o desenvolvimento das nossas secretarias e do governo como um todo, especialmente por uma iniciativa que reúne diversos órgãos para criar uma rede voltada à inovação.
A Rede InovaPR é alinhada às diretrizes e estratégias do Estado e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente na promoção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas. Cada um dos órgãos participante irá atuar com a contribuição de diversas perspectivas e recursos, estabelecendo um ambiente colaborativo entre diferentes entidades e níveis de governo.
Segundo o presidente do TJPR, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o projeto destaca o empenho das instituições participantes em promover uma administração pública mais ágil. “Essa rede surge como uma resposta estratégica às demandas contemporâneas por uma administração pública mais ágil e eficiente capaz de atender as necessidades da sociedade com prontidão e qualidade. Este projeto integra os esforços de diversas instituições, um exemplo claro de como a colaboração e a inovação podem transformar a prestação de serviços públicos.”
Para o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, a iniciativa trará benefícios para todos os órgãos que irão trabalhar em colaboração. “Estamos entusiasmados para colocar em prática as nossas contribuições à rede, uma vez que temos uma atuação de proximidade com os diversos órgãos do Estado, entendendo seus processos e desafios”, explica.