Na LIDE Paraná, Alex Canziani demonstra interesse na ampliação de parcerias público privadas

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani, se reuniu, nesta terça-feira (09), com empresários do setor de tecnologia e inovação para discutir sobre ações do governo e abertura para novas negociações.
Publicação
09/07/2024 - 17:45
Editoria

A iniciativa, oriunda do LIDE Paraná, visou fortalecer as pontes entre o setor público e o privado, abrindo novas oportunidades para ambas as partes. O secretário Alex Canziani, compartilhou os principais projetos da pasta, entre eles a Fábrica de Ideias, iniciativa apoiada pelo LIDE.  Para Canziani, encontros como este servem como um facilitador entre os setores, proporcionando benefícios mútuos e abrindo portas para uma era de inovação e prosperidade compartilhada.“Estamos despendendo esforços para tornar o ambiente de negócios mais dinâmico e adaptável às novas demandas do mercado global. Quero sublinhar a importância de líderes visionários, como os que estão aqui hoje, na condução de mudanças positivas na interface entre o governo e o setor privado”, disse o secretário. 

Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, manter encontros frequentes e abertos entre os setores público e privado aumenta a transparência nos processos. Isso, por sua vez, constroi confiança, não apenas entre as partes envolvidas mas também com o público, que muitas vezes é o beneficiário final desses projetos. “Parcerias público-privadas, quando bem estruturadas e implementadas, podem ser instrumentos poderosos para o desenvolvimento sustentável. Encontros entre os setores podem focar em como essas parcerias podem contribuir para objetivos mais amplos, como sustentabilidade ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico”, reforçou a presidente.

Durante o encontro, foram discutidas várias iniciativas que podem ser implementadas para estimular ainda mais as negociações entre os setores. Os empresários presentes expressaram grande interesse nas políticas propostas por Canziani, vendo-as como uma oportunidade de expandir suas operações e contribuir de forma mais significativa para a economia local. Thais Akiyama, CEO da Akiyama Soluções Tecnológicas, reforça a importância de fomentar parcerias público-privadas (PPPs) eficazes. Para ela, encontros como o de hoje proporcionam uma plataforma vital para o diálogo e a colaboração, criando um terreno fértil para a inovação e o crescimento sustentável. “Muitas vezes quando tentamos introduzir no mercado uma tecnologia ou um novo produto, há uma dificuldade em inovar. Os empresários não sabem qual órgão procurar, qual o processo de venda , como se aproximar do poder público. Hoje, após o encontro com a Secretaria, acredito que encontramos um novo caminho de como realizar um processo legítimo de lançar uma nova tecnologia nacional”, reforçou.

Projetos – Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná

Fábrica de Ideias- Maior hub de inovação da América Latina, que será sediado na antiga fábrica da Ambev. R$ 200 milhões em investimentos –  com gestão da iniciativa privada, com governança colaborativa entre as lideranças do ecossistema de inovação da Capital.

Paraná Anjo Inovador – Maior projeto do Brasil de incentivo financeiro público em startups. Quase R$ 40 milhões de recursos para apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores dos empreendedores paranaenses.

Conectividade Rural – Projeto pioneiro no Estado para levar conexão de internet a áreas rurais. 

Talento Tech-PR – Maior programa de qualificação profissional na área de tecnologia do Brasil, que vai qualificar 3 mil jovens em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Inclusão social – Projetos voltados para a inclusão através da tecnologia.

GALERIA DE IMAGENS