Jornada BIM Paraná: Residentes da Secretaria da Inovação se destacam com apresentação de projetos

Residentes do Programa de Residência Técnica do Governo do Paraná participaram da segunda edição do evento apresentando estratégias e ferramentas para o uso da metodologia BIM no Estado.
22/07/2024 - 15:16

Criado em 2023, a Jornada BIM Paraná é um projeto itinerante que fomenta a adoção da metodologia colaborativa para gestão de projetos de construção BIM (Building Information Modeling) para a inovação digital nos projetos e obras públicas das prefeituras municipais.

A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) em parceria com as secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Administração e Previdências (SEAP), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Escola de Gestão do Paraná, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Associação de Municípios do Paraná (AMP), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e participação da Caixa Econômica Federal.

Um dos destaques da edição foram os painéis apresentados pelos arquitetos e residentes da SEI, Eduardo de Souza Ransolim e Maria Emilia Lima dos Santos. Ambos fazem parte do Programa de Residência Técnica do Governo do Estado e são alunos do curso de especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov ofertado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Com o tema “Prefeituras em Foco” a edição de 2024 deu continuidade a qualificação de gestores e servidores públicos municipais das áreas técnicas de Arquitetura, Engenharia e Construção para elaboração, contratação ou fiscalização de projetos que usem a metodologia focando na aplicação prática dos conceitos para o setor público.

O evento foi divido em quatro módulos focados em diversas temáticas referentes ao uso da metodologia BIM dentro do Governo do Estado, como a importância do uso para obras públicas, ações governamentais de fomento ao uso da metodologia, instruções e orientações sobre o uso do BIM e por fim, aplicações práticas no setor público.

Maria Emilia apresentou os painéis “Revit para projetos de arquitetura” e “De Olho no Futuro” que abordaram a utilização da metodologia BIM em diferentes softwares e ferramentas, tendo como foco as determinações previstas pelo Decreto Estadual nº3.080/2019 que institui a Estratégia BIM PR, um conjunto de ações para implementar a metodologia em diferentes órgãos de forma gradual e efetiva.

“Na edição de 2023 foram apresentados os conceitos fundamentais da metodologia BIM, e nesse ano o nosso foco foi pegar essa teoria e colocá-la em prática. Como profissional foi uma experiência única estar envolvida nesse projeto pioneiro, além de ser uma honra participar de um evento de tamanha importância para o Estado”, conta.

Já Eduardo apresentou os painéis “AltoQi Visus para orçamentação e planejamento de obras públicas” e “Criação e validação de requisitos de informação de projeto (IDS)”, em conjunto com a engenheira civil Luciana Ormond Zapp. No primeiro foram abordados as vantagens do uso da metodologia BIM em softwares especializados para maior precisão de quantidades de recursos e de economia de tempo na elaboração de orçamentos. O segundo focou em um novo padrão preconizado pela buildingSMART que facilita a troca de informações e validação de projetos de forma mais rápida.

Ransolim conta que a experiência foi recompensadora, principalmente pela oportunidade de se apresentar ao lado de pessoas que são referências no setor. “É muito interessante pensar como a residência abriu para nós essa possibilidade de apresentar o nosso trabalho para tantas pessoas com grande conhecimento no tema. Teve também um pouco de nervosismo e ansiedade para não falar nada de errado, mas foi bom ver como todos lá estavam interessados em escutar o que tínhamos a dizer”, finaliza.