Investimentos e projetos do Estado são destaque no festival de inovação de Londrina

O secretário Alex Canziani apresentou resultados de políticas públicas e anunciou novos projetos. Ele enfatizou os resultados do Paraná Anjo Inovador, projeto de subvenção econômica de startups, e do Conectividade Rural, que expande o acesso à internet de alta velocidade para comunidades agrícolas.
Publicação
06/12/2024 - 09:13
Editoria

O Festival Internacional de Inovação de Londrina (Fiil 2024), realizado de 5 a 8 de dezembro no Parque Ney Braga, no Norte do Estado, reúne especialistas, lideranças e startups para debater tecnologia e desenvolvimento regional. Na abertura do evento, nesta quinta-feira, o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, apresentou resultados de políticas públicas voltadas à inovação e anunciou novos projetos para o Paraná.

Entre os destaques do painel, Canziani enfatizou os resultados do Paraná Anjo Inovador, projeto de subvenção econômica de startups, e do Conectividade Rural, que está expandindo o acesso à internet de alta velocidade para comunidades agrícolas. O programa Talento Tech Paraná, que está formando jovens em cursos de programação, também foi detalhado por ele.

“Esses projetos demonstram como a inovação pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a economia, melhorar a qualidade de vida e gerar oportunidades em diferentes regiões do Paraná”, afirmou.

Canziani também citou novas iniciativas planejadas para o próximo ano. Um dos projetos apresentados que está em desenvolvimento foi o Impulso Inovador, que destinará subvenções econômicas de R$ 40 mil para até 500 projetos inovadores no Estado, com foco em micro e pequenas empresas. “Queremos ampliar o alcance da inovação e apoiar empreendedores que estão criando soluções disruptivas para os desafios do futuro”, explicou.

Outro ponto destacado foi o do Pacto pela Inovação, que visa envolver os 399 municípios paranaenses em ações de incentivo à inovação, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a disseminação de uma cultura inovadora em todo o Estado. “Vamos desenvolver um passo a passo com os municípios para avançar no conceito de cidade inteligente como, por exemplo, instituir fundo e conselho de ciência, tecnologia e inovação, e iniciativas voltadas para a educação tecnológica para jovens em áreas como robótica”, disse.

Para janeiro de 2025, a Secretaria vai colocar a Carreta da Inovação para rodar pelo Estado. Itinerante, ela será equipada com dispositivos e recursos tecnológicos para popularizar a cultura da inovação. Inicialmente, visitará algumas cidades durante o Verão Maior Paraná, com data e locais a serem definidos.

ARENA PARANÁ – O governo estadual apresenta iniciativas que reforçam o protagonismo do Paraná em tecnologia com um estande no evento. Compartilhado por secretarias como a da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e parceiros como a Fundação Araucária, o espaço é um ponto central do Fiil, onde visitantes podem conhecer projetos como o Sistema Estadual dos Ambientes Promotores de Inovação (Separtec) e discutir estratégias para fortalecer os ecossistemas locais.

FESTIVAL – Com mais de 60 palestrantes, painéis e hackathons, o Fiil promove discussões sobre temas como cidades inteligentes, turismo, saúde e educação. A programação completa está disponível AQUI.

GALERIA DE IMAGENS