Governo promove seminário para debater compras públicas voltadas à inovação

Com mais de 700 inscritos, o seminário ocorre na semana que vem com o objetivo de fomentar a inovação e promover conexões entre gestores públicos, startups e estudantes.
Publicação
09/08/2024 - 12:52
Editoria

O Governo do Estado promove, na próxima semana, o 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público. O objetivo é fortalecer a capacidade de inovação na gestão pública, atraindo e conectando gestores, startups, estudantes e outros profissionais. O seminário está com inscrições abertas.

O evento, que já conta com mais de 700 inscritos, é uma iniciativa da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado, Gazz Conecta, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Escola de Gestão do Paraná.

A abertura do encontro será às 8h30 de terça-feira (13), no Canal da Música. Em seguida, começam a ser apresentados painéis e palestras, com foco em instrumentos trazidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, voltados à desmistificação de compras públicas de inovação.

Já o segundo dia, quarta-feira (14), será dedicado a oficinas práticas exclusivas para os servidores inscritos, e serão realizadas no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico de Curitiba, e na UniCuritiba, localizada no bairro Rebouças.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, destaca a importância do evento para que os servidores estejam capacitados para realizar as compras, dentro do que a legislação permite. “Também queremos incentivá-los a inovar na administração pública, o que vai resultar em diversos benefícios para o Paraná”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO – A programação do primeiro dia do seminário conta com a palestra do gestor do Escritório de Encomendas Tecnológicas da ABDI, André Rauen, que apresentará a aplicação de ferramentas com potencial de transformar a realidade de compras públicas voltadas à inovação.

“O Estado tem alto poder de compra e de influência em mercados. As compras públicas para a inovação pegam esse poder e tentam direcioná-lo para desenvolvimentos tecnológicos socialmente necessários e desejáveis, considerando quais são os efeitos diretos e indiretos dessa aquisição para o estímulo à atividade privada de inovação”, explica Rauen.

No início da tarde, acontece o painel para discutir a importância desse tipo de compras para a gestão pública e conta com a presença dos auditores federais de controle externo do TCU Luís Henrique Raja Gabaglia Mitchell e Arby Ilgo Rech Filho e o procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio.

Em seguida, haverá mesa-redonda para trazer casos concretos e mostrar a aplicação de ferramentas e atuação de diferentes órgãos perante a compras públicas de inovação. A mesa será composta por Diogo Luiz Cordeiro Rodrigues, procurador do Estado do Paraná; João Paulo Fiúsa da Silva, chefe do centro de tecnologia em sistemas da Polícia Militar de Minas Gerais; Breno Alencar, coordenador de iniciativas de dados abertos da Prefeitura de Recife; e André Rauen.

MARCO LEGAL – A primeira edição do Seminário Estadual de Contratação de Inovação, realizada em 2023, teve como foco discussões sobre o Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/21) e a Lei de Inovação do Paraná (Lei estadual n° 20.541/21). Entre empresários e sociedade civil, o evento de capacitação reuniu mais de 500 pessoas.

Serviço:

2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público

Data: terça e quarta-feira (13 e 14 de agosto)

Inscrições por meio da Escola de Gestão do Paraná

Abertura: Canal da Música - Grande auditório - Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês - Curitiba

Horário: 8h30

GALERIA DE IMAGENS