O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), fechou uma parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que é uma entidade paranaense sem fins lucrativos com sede em Curitiba, nacionalmente reconhecida por sua expertise em pesquisa, integração e implementação de soluções para a gestão pública.
O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, e o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, assinaram nesta terça-feira (15) protocolo de intenção para formalizar um convênio de contração de serviços para o governo estadual.
“É a primeira vez que vamos firmar um convênio de apoio mútuo É muito importante essa proximidade com o ICI, que realmente é renomado em todo o Brasil por conta das soluções apresentadas na Capital e em outras cidades. Muito do que existe e funciona em Curitiba pode ser replicado para municípios do Interior para oferecer soluções mais efetivas”, afirma Rangel.
O ICI possui mais de 25 anos de experiência e capacita cidades a se tornarem inteligentes, disponibilizando uma gama de produtos e serviços padronizados ou personalizados. Entre os serviços de destaque do instituto, estão as ações desenvolvidas com a Prefeitura de Curitiba.
Governo do Estado vai investir R$ 1,5 milhão em Centro de Inovação de Cascavel
Alguns dos exemplos implementados pelo ICI em Curitiba são o sistema “E-cidadão”, que permite aos cidadãos o acesso integrado a serviços por meio de uma credencial única; o Saúde Já, sistema de saúde pública municipal que atende 1,2 milhão de usuários; a “Central 156”, que registra mais de 25 mil atendimentos por dia; e a “Rede de Proteção Animal”, portal dedicado ao controle da fauna, que já registrou a castração de cerca de 92 mil cães e gatos.
Exemplos assim que fazem com que a capital paranaense tenha sido eleita, pelo terceiro ano consecutivo, uma das sete cidades mais inteligentes do mundo, segundo o Intelligent Community Forum (ICF - Fórum de Comunidades Inteligentes).
Além de Curitiba, o instituto também já presta serviços para outras cinco prefeituras do Estado: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Inácio Martins. No total, mais de 9 milhões de pessoas são impactadas pelos serviços desenvolvidos pelo instituto com municípios brasileiros.
“Para nós é um prazer acompanhar Curitiba nessa incursão e reputação global ano após ano. Curitiba tem de fato essa diferenciação e um desses apoios é o fato de termos uma relação com o município contratual, feita de maneira transparente, que o poder público possa discutir tecnologia de modo efetivo. É mais do que discutir projetos e ideias. É ser efetivo. O nosso papel é esse, trazer efetividade nas propostas”, explica o diretor-presidente do ICI, Maurício Pimentel.
Estado anuncia investimento de R$ 1,5 milhão para polo de inovação em Ponta Grossa
MODERNIZAÇÃO – O Governo do Paraná está desenvolvendo uma série de parcerias com institutos de Tecnologia da Informação (TI) para transformação digital do Paraná. No último mês, a Secretaria da Inovação firmou uma parceria estratégica com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) de Londrina para implantação de soluções de tecnologia, que permitam a modernização de processos, otimização de recursos e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Um dos primeiros passos da formalização das parcerias será um “Pitch Day”, com previsão para acontecer em setembro, que é uma série de apresentações das empresas de tecnologia voltadas para a gestão pública, como a Celepar, o CTD e o ICI, juntamente com as startups e desenvolvedores de produtos de setor privado, para apresentação de propostas e projetos voltados aos cidadãos.